“Remamos todo o dia com diversas paradas, tanto para descanso como alimentação e algumas para documentação e registro, visto que havia fotógrafos e cinegrafistas na equipe”, diz o chargista Cláudio Falcão, apresentador do “Rota 20”, da NET/Bagé.
Através do 1° Concurso “Cultura Popular Nas Ondas do Rádio”, a música Rincão dos Touros de autoria de Eron Vaz Mattos e Luiz Marenco, foi escolhida entre as dez músicas de representação regional em todo o Brasil e consta no CD com o mesmo nome. A referida música representa toda a região sul do País.
CD NAS ONDAS DO RÁDIO
Centro de Imprensa, assessoria e rádio - Ministério da Cultura - Governo Federal
CULINÁRIA CAMPEIRA
ARROZ DE CARRETEIRO: Tempo de preparo: 1 hora - Ingredientes: 1/2 kg de charque, 1/2 kg de arroz, 1 cebola, 3 dentes de alho. Modo de preparar: Aferventar o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar 5 horas de molho. Picar o charque em guisado médio e colocar na panela para fritar. Se o charque for gordo, colocar menos gordura. Esmagar o alho e picar juntamente com a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, colocar a cebola e o alho picados para fritarem. Juntar o arroz e deixá-lo fritando um pouco. Colocar água fervendo até dois dedos acima do arroz. Provar o sal e cozinhar em fogo baixo.
A ORIGEM DO NOME ARROZ CARRETEIRO
“O gaúcho desde os primórdios teve sua preferência número um na carne. Então, a cozinha do gaúcho vindo dos tempos históricos, quando as fazendas eram fábricas domésticas de alimentação. Fazia-se tudo na fazenda. A cozinha centralizava a atividade principal da casa. O churrasco, todo soberano, absoluto e onipresente dominava o menu. A fabricação nas estâncias vinha com a manteiga, o queijo da campanha, o requeijão, etc... O arroz carreteiro e o charque eram quase como pratos chefes. O arroz e o feijão representam a constante brasileira na vida pastoril e urbana do RS”. (Extraído do livro de Dante de Laytano em “Folclore do Rio Grande do Sul” 2. Edição, Ed.Nova Dimensão, 1987.
MOMENTOS
CANTO SEM FRONTEIRA (Neto Fagundes e Larronda)
MOMENTOS
CANTO SEM FRONTEIRA (Larronda com Cesar Oliveira e Rogério Melo)
MOMENTOS
CANTO SEM FRONTEIRA (Dante Ramon Ledesma, Larronda e Daniel Torres)
Nenhum comentário:
Postar um comentário